Escolas

O GCompris é uma ferramenta de ensino eletrônico (e-learning) que fornece exercícios de treinamento dentro e fora da sala de aula. É um software livre lançado sobre a licença GNU AGPL. Ele é multiplataformas (GNU/Linux, Windows, Android e macOS), e pode ser executado em computadores menos potentes.

O GCompris está presente a mais de vinte anos em escolas do mundo todo e oferece mais de 150 atividades cobrindo os principais domínios pedagógicos, incluindo:

  • Aprendendo como usar um computador
  • Praticando a leitura com atividades para aprender letras, palavras e conjuntos lexicais
  • Adquirindo proficiência em matemática praticando numeração, aritmética, medidas e quebra-cabeças
  • Descobrindo o mundo através da lógica, das artes e da música
  • Explorando a ciência e as humanidades através da experimentação, história e geografia
  • Desenvolvendo o pensamento estratégico com jogos de tabuleiro

O GCompris não precisa de conexão à internet, não coleta nenhum dado e portanto cumpre estritamente a regulação GDPR da Europa.


Desde a versão 1.0, o GCompris permite que os educadores selecionem o nível de atividades de acordo com as habilidades de cada criança. Por exemplo, em uma atividade que trabalhe com números, você pode selecionar quais os números com os quais eles irão trabalhar, deixando aqueles maiores e mais difíceis para uma etapa posterior. Ou em uma atividade em que a criança tem que ordenar fotos cronologicamente, você pode configurar a atividade para crianças que só conseguem ler números ou dificultá-la, para aquelas crianças que conseguem ler tanto números quanto palavras.

dataset selection

Essa funcionalidade de selecionar e classificar permite que sejam propostas atividades para a prática de matemática, linguagens, ciências e humanidades. Também é possível selecionar jogos estratégicos, para treinar suas habilidades de solução de problemas.


Para fornecer uma base pedagógica sólida, os níveis das atividades do GCompris são baseados no currículo das escolas elementares da França, que define o que os professores franceses devem trabalhar em sala de aula.